CURSOS 2014

  CURSO DE PRODUÇÃO CINEMA/VÍDEO

 ENCONTRA-SE ABERTO AS INSCRIÇÕES DO CURSO DE PRODUÇÃO CINEMA/VÍDEO NO PORTAL CIDADE DO CONHECIMENTO.

 
Filme Cabine - produto final do curso Produção Cinema/Vídeo.
O curso está voltado para quem gosta da sétima arte e quer aprimorar seus conhecimentos visando subsidiar a Produção de Vídeos ao estudar os fundamentos da arte cinematográfica, produzida no Brasil e no exterior e explora conteúdos que poderão enriquecer as práticas pedagógicas dos professores da RME.
 Capacitação da produção de vídeos autorais para fins específicos ou artísticos voltados à aplicação em sala de aula.

Filme Lance - produto final do curso Produção Cinema/Vídeo.

Carga horária: 44 horas
Período: março a junho de 2014   
Dia da semana: Terça-feira – Manhã
Docente externo: Geraldo Pioli
                                      Marcos S. Saboia
                          Nivaldo Lopes




DANÇAS CIRCULARES 
Embora recente, o movimento de danças circulares surge como tentativa de resgatar na história da humanidade os rituais de celebração dos povos, dando visibilidade à diversidade cultural.O Curso será um espaço propício para o ensino e pesquisa das danças circulares acumuladas historicamente pela humanidade, podendo mobilizar os envolvidos à estabelecerem novos modos de celebrar a vida. Por meio das mãos dadas, embalados pelo ritmo da música, os participantes serão envolvidos numa atmosfera de alegria e paz, exercitando sua capacidade de concentração e consciência corporal.

Carga horária: 18 horas – 2h/dia.
Período do curso: 19/03 a 21/05/ 2014= 18 dias.
Dia da semana: Quarta feira
– Noite.
Inscrições: em breve via portal Cidade do Conhecimento.



FLASH MOB DANCE: Interferências Urbanas e Possibilidades

Perceber o ato de dançar como experiência de aprendizagem, na qual o corpo constrói seus saberes, experimentando as possibilidades de movimentos na dança com vídeos e interferências urbanas através de diferentes estilos de dança por meio dos processos de leitura e produção de diferentes culturas, fomentando o respeito à diversidade. Assim as possibilidades de mediação com as diferenças na dança, favorecendo aprendizagens significativas.
Carga horária: 44 horas – 2h/dia.
Período do curso: 20/03 a 26/06/14

Dia da semana: Quinta-feira – Noite.
Inscrições: em breve via portal Cidade do Conhecimento.




FOTOGRAFIA: Reflexões e Processos
As aulas serão expositivas e práticas. O curso pretende desenvolver uma consciência crítica e analítica sobre a imagem, como meio de comunicação e criação em vários segmentos.
Com os meios necessários, como bibliografia, textos e estudo de “cases”, será possível desenvolver criações utilizando a fotografia como mídia escolhida, e transpor ideias para a prática fotográfica.

Carga horária: 32 horas – 4h/dia.
Período do curso: 19/03 a 25/06/14
Dia da semana: Quarta-feira – Noite.
Inscrições: em breve via portal Cidade do Conhecimento.




OLHAR-GRAVURA
 Promover a iniciação à prática da gravura enquanto linguagem artística possibilitando a formação estética individualizada através da observação, leitura, construção e aprender a fazer imagem, de expressar-se e de comunicar-se por imagem. Uma dinâmica concentrada na sensibilidade, conhecimento artístico, expressão visual e avaliação estética. Exercitando o olhar e a percepção dentro do processo de olhar-avaliar-compreender importante para a criação e no desenvolvimento de uma poética individual.
Carga horária: 52H
Período do curso: 18/03 a 24/06/14
Dia da semana: Terça-feira – Noite.
Inscrições: em breve via portal Cidade do Conhecimento.





TÉCNICA VOCAL PARA O CANTO POPULAR 

A música é, principalmente para os profissionais da educação, um grande aliado no processo de aprendizagem, pois estimula o desenvolvimento motor, cognitivo, as habilidades sócio-comunicativas e a expressão emocional. Ela favorece o crescimento das potencialidades do ser humano pelo desenvolvimento de uma consciência educacional, onde a linguagem musical, com seus múltiplos sentidos, fala diretamente ao corpo, à mente e às emoções. Assim, longe de ser, mera experiência estética, a prática musical é uma experiência fisiológica, psicológica, emocional e cognitiva.
A prática vocal é sem dúvida a melhor opção para o início do estudo musical, pois diz respeito a utilização do próprio corpo como instrumento de aprendizagem.

Carga horária: 26 horas – 2h/dia.
Período do curso:
18/03 a 24/06/14. 
Dia da semana: Terça-feira - Noite.
Inscrições: em breve via portal Cidade do Conhecimento.




VIOLÃO POPULAR
 A música atua no sentido de melhorar a atenção, vinculada a estimulação do desenvolvimento motor e/ou cognitivo, estimula as habilidades sócio-comunicativas; favorecendo a expressão emocional. Ela deve favorecer o crescimento das potencialidades das pessoas através de uma consciência educacional, onde a linguagem musical, com seus múltiplos sentidos, fale diretamente ao corpo, à mente e às emoções já que nasce diretamente de nosso corpo. Assim, longe de ser, mera experiência estética, o exercício da música é uma experiência fisiológica, psicológica, mental, com o poder de fazer as pessoas se autoconhecerem.
Carga horária:  22h 
Período do curso: 20/03 a 26/07/14 
Dia da semana: Quinta-feira - Noite. 
Inscrições: em breve via portal Cidade do Conhecimento.



 TÉCNICA DE VIOLÃO ERUDITO PARA INICIANTES
Nó século XX, o Brasil teve importância fundamental para o desenvolvimento da linguagem erudita do instrumento através de Villa Lobos. O compositor brasileiro, através do contato com o maior violonista de todos os tempos André Segovia, compôs uma vasta obra para violão solo. Este repertório está no programa de concerto dos principais violonistas da atualidade. Com esta abertura conquistada por Villa Lobos, o instrumento teve um crescente desenvolvimento no país, sobretudo nas décadas de 50 ate 80. Inúmeros artistas populares, como Toquinho, Baden Powell, Paulinho da Viola, Dirlemando Reis, por exemplo, tiveram a formação sólida do violão erudito, mas direcionando o seu trabalho para linha popular. No entanto todo este percurso do desenvolvimento do violão, e sua riqueza de repertório são ofuscados pelos mecanismos de massa inerentes a música da atualidade, o qual preza outros aspectos. Sendo assim, o presente curso visa contribuir para a iniciação de violonistas partindo da base erudita, contribuindo assim para a ampliação do entendimento do instrumento e o aumento de platéia para esse tipo de linguagem.
Carga horária:  24h 
Período do curso: 19/03 a 25/06/14 
Dia da semana: Quarta-feira - Noite. 
Inscrições: em breve via portal Cidade do Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário