NOTÍCIAS

                    Inscrições abertas para o curso “Olhar Gravuras”


   Estão abertas as inscrições para o curso gratuito "Olhar Gravuras" ofertado pelo projeto EduCultura, que compõe o programa de formação continuada do Departamento de Tecnologias e Difusão Educacional da Secretaria da Educação.
   O curso terá caráter teórico-prático promovendo à iniciação a prática da gravura enquanto linguagem artística possibilitando a formação estética individualizada através da observação, leitura, construção e aprender a fazer imagem, de expressar-se e de comunicar-se por imagem.
   Com carga horária de 52 horas, a oficina é destinada a professores. As inscrições podem ser feitas até dia 21 de março. O curso acontecerá no período da noite no Centro de Formação SME (Centro de Capacitação) tendo como docente Iriana Vezzani.
 

 

 

LANÇAMENTO DOS CURTAS-METRAGENS DO CURSO DE CINEMA DO EDUCULTURA

 
 "Um grupo de 40 professores, de escolas municipais de Curitiba, exibiu na noite desta terça-feira (19), dois curtas-metragens A Cabine e Lance produzidos durante uma oficina de cinema na Cinemateca. Ministrado pelo diretor de cinema Geraldo Pioli, o curso foi ofertado gratuitamente, dentro das ações do projeto EduCultura, desenvolvido em parceria entre Secretaria Municipal da Educação e Fundação Cultural de Curitiba.
Em 36 horas, o grupo de professores municipais recebeu informações teóricas e práticas sobre o uso das câmeras, iluminação e edição."
Fonte: http://www.cidadedoconhecimento.org.br 



 
 

 Confira os filmes: 



 



REINAUGURAÇÃO DA CASA ENCANTADA
(08/11) A equipe da Difusão Cultural que administra o EDUCULTURA participou da produção da revista que será distribuída na Casa Encantada que fica no Bosque Alemão (Vista Alegre). A revista foi desenhada à partir do novo layout da casa, usando como personagens as bruxas contadoras de histórias que trabalham no espaço:
Alguns dos desenhos da revista foram reproduzidos pela equipe nas paredes da casa:
 
 A reinauguração da Casa Encantada aconteceu com muitas crianças, cupcakes, bruxas e contação de histórias da Bruxa Beth e da bruxa Cidinha:

 



 SEMANA CULTURAL 

O EDUCULTURA apresentou  entre os dias 21 e 25 de outubro a primeira SEMANA CULTURAL PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba. A programação contou com 265 espetáculos realizados em 45 espaços da cidade que incluiu espetáculos, shows, debates, visitas guiadas e exposições e outras representações artísticas culturais. Foram 30 mil vagas disponíveis para todos os profissionais da rede municipal de educação. Foram 30.000 vagas em diferentes atividades artistico-culturais: Música, Cinema, Literatura, Circo, Teatro, Dança, Patrimônio Cultural, Artes Visuais. 
Espetáculos como: José Miguel Wisnki no Guairão, A Banda Mais Bonita da Cidade e Trio Quintina no Paiol, Mundaréu no Centro de Capacitação, Fandango no Canal da Música, Terra Sonora no Sesi Portão, Balé Guaíra na Casa Hoffman, Sexo dos Anjos no Guairinha , Marido Matriz e Filial no Teatro Antônio Kraide, Baque Solto no Conservatório de MPB, Ópera Highlights na Unibrasil, Música Barroca na Capela Santa Maria, Sharon Stones no TUC, Ademir Paixão e José Aguiar na Gibiteca de Curitiba, happenings, monitorias, vistas guiadas, cinema na Cinemateca, rodas de leitura e inúmeras outras atrações confira algumas fotos abaixo:

   
  
 
 
 
 
 
 
 

CIRCUITO BANCO DO BRASIL

Profissionais da educação da rede municipal de ensino receberam ingressos para participar do Circuito Banco do Brasil, evento que reúne no sábado (12), no Bioparque, no Uberaba, diferentes espetáculos musicais, atividades culturais e esportivas. A oferta gratuita de duzentos ingressos é parte das ações do projeto EduCultura, desenvolvido em parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Fundação Cultural de Curitiba.
 Os ingressos foram sorteados para os profissionais que atuam em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do CIC, Centro e Tatuquara. Também foram distribuídos aos profissionais que atuam em diferentes regiões da cidade e que estão participando de cursos no Centro de Capacitação Profissional da Secretaria Municipal da Educação. 



ORQUESTRA SINFÔNICA DO PARANÁ


Entrega de ingressos aos professores contemplados pelo EDUCULTURA na apresentação da Orquestra Sinfônia do Paraná no Teatro Guaíra.






INSCRIÇÕES PARA SEMANA CULTURAL



(24/09) O EDUCULTURA apresenta, entre os dias 21 e 25 de outubro, a PRIMEIRA SEMANA CULTURAL PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO! Uma parceria com a Fundação Cultural de Curitiba. 
Serão mais de 30.000 vagas em diferentes atividades culturais: Música, Cinema, Literatura, Circo, Teatro, Dança, Patrimônio Cultural, Artes Visuais. Espetáculos como: José Miguel Wisnki no Guairão, A Banda Mais Bonita da Cidade e Trio Quintina no Paiol, Mundaréu no Centro de Capacitação, Terra Sonora no Sesi Portão, Balé Guaíra na Casa Hoffman, Sexo dos Anjos no Guairinha , Marido Matriz e Filial no Teatro Antônio Kraide, Fandago Paranaense no Centro Guido Viaro, Cida Airan no Conservatório de MPB, Ademir Paixão e José Aguiar na Gibiteca de Curitiba, happenings, cinema, rodas de leitura e inúmeras outras atrações que você pode conferir no guia virtual, clicando no link abaixo:


 Guia impresso com a programação estará chegando nas unidades da Rede nos próximos dias.
As inscrições abrem na próxima quarta feira pelo: http://www.cidadedoconhecimento.org.br/




 
GRAVAÇÕES DO CURSO DE NARRAÇÃO

(10/09) Hoje iniciamos a gravações do curso de narração no estúdio da FCC. O curso de narração foi oferecido por nós do EDUCULTURA com o objetivo de capacitar funcionários da RME para gravar áudio livros para pessoas com deficiência. Uma ação em parceria da SME (Educação), com FCC (Cultura) e SEDPcD (Secretaria de pessoas com deficiência).
 


SORTEIOS PARA ORQUESTRA SINFÔNICA NO EDUPESQUISA

(03/10) O EDUCULTURA, sorteou 50 ingresso com acompanhantes nas reuniões do projeto EDUPESQUISA na Reitoria da UFPR e no Centro de Capacitação da SME ambos na R. Dr Faivre.
Os ingressos são para a apresentação da Orquestra Sinfônia no Teatro Guaíra.

 




CRIATIVIDADE NA ESCOLA


A professora da RME Fernanda Hellen Ribeiro Piscke lançou o livro: CRIATIVIDADE NA ESCOLA - pela editora Juruá. O livro apresenta estudos e pesquisas nacionais e internacionais envolvendo a teoria e a prática de autores do Brasil, de Portugal e da Espanha para fundamentar o desenvolvimento do potencial de todas as crianças, incluindo as que possuem altas habilidades/superdotação (AH/SD) e talentos a partir de um ensino criativo na escola. Tem um conjunto de propostas para promover a criatividade no contexto de escolas, Universidades e outras instituições. Esse atributo se faz premente e requer práticas educacionais que possibilitem o seu desenvolvimento.

Nos dias atuais, a criatividade vem sendo reprimida, principalmente nas escolas onde há alunos superdotados altamente criativos e alunos que de modo geral buscam por um ensino inovador. Neste sentido, os profissionais da educação precisam utilizar medidas educativas que instiguem a curiosidade e interesse de cada discente.

O livro do ser adquirido com a professora pelo email: nandahellen@hotmail.com ou pelo telefone: (41) 91 33 77 73.




VALE CULTURA
(28/08) Decreto publicado dia 27/08, no Diário Oficial regulamenta o Programa de Cultura do Trabalhador e a criação do Vale-Cultura. Trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos poderão receber vales mensais no valor de R$50 para gastar em produtos e atividades culturais.


mais informações: http://bit.ly/ValeculT


 
VÍDEO COM RECURSOS TECNOLÓGICAS DA RME
(27/08) O EDUCULTURA produziu filmagens com recursos tecnológicos de várias escolas e Cmeis da RME (Rede Municipal de Educação) para editar um vídeo que foi exibido pela secretária Roberlayne Borges Roballo e pelo Prefeito no lançamento do programa Conexão Educacional no auditório da FESP que contou com a palestra de Suely Scherer.


 
DOROTÉIA, UMA FARSA IRRESPONSÁVEL

(26/08) Essa foi a última semana da peça “Dorotéia, Uma Farsa Irresponsável” com apresentações de 2 a 25 de agosto, em todos os dias disponíveis aos professores da rede, através do blog EDUCULTURA.  Desta forma 57 professores e seus devidos acompanhantes foram contemplados com ingressos para a peça que aconteceu no Espaço Cultural Cia dos Palhaços. O espetáculo narrou a história de Dorotéia, uma ex-prostituta que largou a profissão depois da morte do filho e procura ajuda da família, composta por três viúvas preconceituosas. O curioso é que as três senhoras têm uma deficiência que as impede de enxergar homens. Além do surrealismo inscrito no texto de Nelson Rodrigues, a peça amplia com linguagens de hoje e de ontem, acrescentando o conceito de horror cinematográfico engendrado na Cia Vigor Mortis, da qual a diretora Mariana Zanette é co-fundadora.

  

ORIGAMI E STOP MOTION PARA AS UEIS
(22/08) Confiram o exercício das professoras das UEIS (Unidades Integrais de Educação) na oficina de "Stop Motion com Origami", ministrada às professoras das Escolas Integrais. As atividades foram ministradas, visando a utilização com os alunos do contra-turno das escolas Municipais. 



DOAÇÕES À GIBITECA ALCEU CHICHORRO.
(19/08) O  EDUCULTURA levou hoje as doações de quadrinhos na Gibiteca Alceu Chichorro que foi inundada pelo rio Barigui. Agradecemos à Gibiteca de Curitiba, à loja  Itiban e demais responsáveis por doações. O acervo agora está no mezanino, protegido de enchentes, como vocês podem ver na segunda foto.



 EDUCULTURA + LITERCULTURA


(18/08) O Educultura disponibilizou através do blog vagas na programação de eventos, palestras, oficinas e mesas redondas do LITERCULTURA, Festival Literário de Curitiba.

(professoras da RME e o escritor Cristovão Tezza)
No dia 17, às 17h30, o escritor conversou com o público sobre os livros e autores mais impactantes na sua vida como leitor e escritor e falou sobre sua obra "O Filho Eterno". 

 (Debate com Antônio Eder, Fulvio Pacheco e José Aguiar sobre Adaptações Literárias em Quadrinhos)
Debate em uma bela discussão que além dos aspectos mercadológicos e educacionais, acabou colocando na mesa toda a cena atual dos quadrinhos.


CURSOS EDUCULTURA EM ANDAMENTO

(16/08) O EDUCULTURA está com 4 cursos em desenvolvimento, todos tendo a produção artística como maior foco. O Curso de Produção de Cinema e Vídeo é ministrado por Geraldo Pioli, Marcos S. Saboia e Nivaldo Lopes na Cinemateca de Curitiba, nas quartas feiras e conta com duas turmas, que buscam ampliar os conhecimentos dos professores sobre a Arte Cinematográfica abordando a  fundamentação histórica e os movimentos cinematográficos bem como o processo de criação de vídeos
 


O Curso de Narração também acontece nos próximos meses, nas terças - feiras à tarde. o local é o Centro de Capacitação da SME e o curso visa capacitar, aperfeiçoar e preparar os professores quanto à narração, locução e interpretação, visando montar um grupo para narração de Audio livros que serão disponibilizados nas Tubotecas da FCC e nas Bibliotecas Escolares e Faróis do Saber da rede municipal de educação de Curitiba.


O Curso de Gravura nas quarta-feiras à noite promove a iniciação à prática da gravura enquanto linguagem artística possível na sala de aula, apresentando as técnicas básicas de gravura, utilizando também materiais não convencionais que permitam ampliar as possibilidades criativas dos participantes.


 O Curso de Mangá (Quadrinhos Japoneses) é oferecido projeto EDUCULTURA para a comunidade na biblioteca Hideo Handa na Praça do Japão e está estimulando a leitura de Mangás e proporcionando o aperfeiçoamento e a aprendizagem de técnicas de desenho, produção textual e criação de roteiros e a valorização da cultura japonesa.





 Os cursos tiveram uma grande procura e nem todos os nomes inscritos na lista de espera foram contemplados, mas todos estes e mais alguns serão novamente oferecidos em 2014.




Fundação Cultural lança calendário de debates com diversos setores
Nesta segunda-feira (12), a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) promove a primeira rodada de encontros setoriais com a classe artística curitibana. Batizado de “Papo de Classe”, o programa vai promover o debate sobre mudanças nas políticas públicas culturais da cidade e demonstrar os programas e os avanços feitos pela atual gestão, além de ouvir demandas, críticas e sugestões da sociedade.


Papo de Classe
Local: Auditório Londrina - Memorial de Curitiba
Horário 19h às 21h30
Inscrições pelo e-mail papodeclasse@fcc.curitiba.pr.gov.br, contendo nome, endereço, telefone e área de atuação

12/08 – 2ªF – Música (ok)
13/08 – 3ªF – Circo (ok)
19/08 – 2ªF – Teatro (ok)
20/08 – 3ªF – Literatura (ok)
26/08 – 2ªF – Artes Visuais (ok)
02/09 – 2ªF – Dança
03/09 – 3ªF – LGBTTT, Indígena, Movimento Negro, Design, Gastronomia, Arquitetura (Manifestações e Linguagens)
09/09 – 2ªF – Fotografia
10/09 – 3ªF – Audiovisual

     
 


Na Casa de Van Gogh



(19/07) O Teatro Cleon Jacques, localizado no Centro de Criatividade de Curitiba, apresenta neste fim de semana o espetáculo Na Casa de Van Gogh, do grupo Polo Companhia. O título da peça é uma referência ao ateliê do artista francês Vincent Van Gogh, montado em Arles, no Sul da França, entre 1880 e 1890. Serão três apresentações, de sexta-feira a domingo (19 a 21), às 19h.
O espetáculo baseia-se nas cartas de Van Gogh destinadas ao seu irmão Théo, que custeou todas as despesas do artista nessa fase da sua vida, dos 27 aos 37 anos. Foi um dos períodos mais produtivas da carreira de Van Gogh. O ateliê foi montado com intenção de reunir os seus amigos pintores, mas ali, tomado por crises e alucinações, o artista atentou contra a própria vida.
A peça é encenada numa “sala-instalação”, onde o ator se reveza entre os papéis de narrador e personagem para revelar a vida e a obra do pintor, em um exercício de cor, sutileza e sensibilidade. Estão no elenco os atores Carla Françoase, Fernanda Moraes, Laurem Christie, Lu Gonçalves, Juliana Bohrer e Marco Polo.

Espetáculo Na Casa de Van Gogh, com o grupo Polo Companhia.
Local: Teatro Cleon Jacques – Centro de Criatividade de Curitiba (Rua Mateus Leme, 4.700 – São Lourenço)
Datas e horário: 19, 20 e 21 de julho de 2013 (sexta a domingo), às 19h.
Ingressos: R$ 20 (R$ 10,00 para professores)
Duração: 45 min.

PROJETO ENCONTRO COM AS RAÍZES
 
(11/07) A secretaria Municipal de Educação através do EDUCULTURA, apresentou a programação do projeto "Encontro com as Raízes", que busca a ampliação da cultura viva (Fandango, Indígenas, Afro,Tropeiros, Etnias diversas...) da nossa cidade através da escolas municipais. O projeto mobiliza várias secretarias municipais SME, SERIM, FCC ... e diversas outras entidades culturais.


 

MAIS CULTURA NAS ESCOLAS:

(03/07) A secretária de educação Roberlayne Roballo (SME) e o Secretário da Cultura Marcos Cordiolli (FCC),  anunciaram na Capela Santa Maria o programa Mais Cultura nas Escolas.

A Difusão Cultural que gerencia o projeto EDUCULTURA também está responsável em Curitiba (SME) pelo programa Mais Cultura. Essa iniciativa interministerial firmada entre os Ministérios da Cultura (MINC) e da Educação (MEC), que tem por finalidade fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas contempladas com os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador e experiências culturais e artísticas em curso nas comunidades locais.

Os projetos inscritos no Mais Cultura nas Escolas que podem ser contemplados com R$ 20,00 para sua viabilização, deverão ser uma ação conjunta entre as escolas e agentes culturais, que elaborarão o Plano de Atividade Cultural da Escola, com o objetivo de aproximar práticas artísticas e culturais do fazer pedagógico das escolas. A responsabilidade pela construção e gestão do Plano de Atividade Cultural é mútua, da escola e da iniciativa cultural parceira, e deve ser mantida ao longo do desenvolvimento do projeto. A Difusão Cultural está disponível pelo 33503140 ou 1899 para esclarecer qualquer dúvida quanto ao projeto.









INAUGURAÇÃO DA GIBITECA JARDIM PINHEIROS EM SANTA FELICIDADE

(29/06) Foi inaugurada a Gibiteca Jardim Pinheiros em Santa Felicidade. O espaço tem acervo de mais de dois mil gibis e o nós do EDUCULTURA em parceria com a COMUNIDADE ESCOLA e A REDE DE BIBLIOTECAS estamos oferecendo uma programação de cursos: Oficina de grafite, de Web quadrinhos, de contação de histórias feitas pelas bruxas da Casa Encantada do Bosque Alemão, oficina de pintura em tela, de quadrinhos e violão.

VISITA NO CURSO PARA ALTAS HABILIDADES

(25/06) A Secretária da Secretaria Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Prefeitura de Curitiba, Professora Mirela Prosdócimo prestigiou o curso de quadrinhos ministrando pela Difusão Cultural, para as crianças com Altas Habilidades (CANE) na sala de reuniões do departamento de Tecnologia e Difusão Educacional.
A Matéria completa está no: Cidade do Conhecimento


   


LANÇAMENTO DO PROJETO EDUPESQUISA
(24/06) Foi dado início o projeto EDUPESQUISA, projeto irmão do EDUCULTURA, que propiciará o desenvolvimento profissional e acadêmico dos profissionais da RME em parceria com a UFPR.
Valorizando projetos de pesquisa foram convidados para abrir o evento os músicos Margateh Makiolke, Oswaldo Rios e Rogério Gulin integrantes do grupo "Viola Quebrada" que realizam importante trabalho de pesquisa sobre a musica do interior do Brasil. Estes grandes músicos iniciaram a apresentação ainda durante o black out ocorrido trazendo de volta a luz e a poesia à todos os 400 participantes do evento.



Durante o lançamento do projeto no parque Barigui, ainda foram sorteados pelo EDUCULTURA, ingressos para os CMEIS, CMAES, NREs e Escolas para os seguintes eventos:  Camerata Antiqua de Curitiba,  A Descoberta das Américas e El Marakumbé. Os sorteados foram representantes das seguintes unidades.





INUNDAÇÃO NA GIBITECA ALCEU CHICHORRO:


(22/06) "A Gibiteca Alceu Chichorro, localizada na Cidade Industrial de Curitiba, recém inaugurada, foi alagada na última sexta-feira (21/06) pelas águas do Rio Barigui. Quem tiver gibis para doar, o posto de coleta será a Gibiteca de Curitiba, na Rua Carlos Cavalcanti , nº 533 - Solar do Barão, fone (41) 3321-3250 ou entre em contato com o Fulvio Pacheco, gerente de difusão cultural da Secretaria de Educação de Curitiba, ou pelo email difusaocultural@sme.curitiba.gov.br"
(fonte: http://www.bibliotecasdobrasil.com/)





OFICINA DE TOY ART NA GIBITECA ALCEU CHICHORRO



(26/06) - A oficina de Toy Art, realizada dia 17/06, com a participação de estudantes da Escola Municipal Dario Persiano Vellozo, é um exemplo de como o espaço reúne diversão e conhecimento em variadas oficinas programadas pela Difusão Cultural. A gibiteca Alceu Chichorro, na Cidade Industrial de Curitiba, foi inaugurada pela Prefeitura de Curitiba há três meses e já se consolidou entre os moradores do bairro.
Leia mais sobre esse projeto no Cidade do Conhecimento.
Confira o Passo à passo da confecção do Toy Art pelo Fulvio Pacheco na matéria da Gazeta do Povo.

 
ENTREGA DE INGRESSOS NOS LOCAIS DOS ESPETÁCULOS
(15/06) Os servidores da Difusão Cultural, responsáveis pelo projeto EDUCULTURA também estão entregando ingressos aos contemplados, nos locais onde acontecem os espetáculos. Quinze minutos antes dos musicais ou peças de teatro os profissionais retiram seus ingressos após identificação com o Cartão Qualidade. Normalmente a entrega dos convites, acontece através de listas enviadas aos locais dos eventos, as quais são assinadas na bilheteria também após comprovação do profissional via cartão qualidade. Algumas vezes os ingressos são ofertados ou sorteados diretamente aos funcionários nas escolas ou no centro de capacitação.
De uma forma ou de outra o Projeto já contemplou com ingressos, 5000 profissionais da rede municipal de educação. Hoje aproximadamente 55.000 pessoas já acessaram o blog través do link no Portal:  http://www.cidadedoconhecimento.org.br
 







CONCURSO CULTURAL DO PÃO
(12/06) TEMA – “DO AGRICULTOR AO PADEIRO, MUITO TRABALHO PARA TER O PÃO O ANO INTEIRO”
 O Concurso Cultural do Sindicato dos Panificadores e Confeiteiros do Estado do Paraná, acontece desde o ano de 2003 e tem como objetivos•          mobilizar as Escolas e estudantes para o valor sócio cultural e político econômico do Pão em nossa sociedade; proporcionar momentos de análise e reflexão sobre o valor e importância da figura social dos profissionais envolvidos no processo de fabricação de pães e          oportunizar a elaboração de textos (escritos/desenhados) que demonstrem uma reflexão dos  dois objetivos anteriormente citados. A participação no concurso é aberta a alunos do 1.º ao 5.º anos regularmente matriculados nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Os trabalhos serão elaborados por níveis:
Nível I -  alunos do 1º,2º e 3º ano - Desenho
Nível II - alunos do 4º e 5º ano  - Produção de texto
Em 2013, a SME recebeu a inscrição de 76 unidades escolares, que apresentarão os trabalhos nas duas categorias.
Será ofertada a seguinte premiação:
a)       Para  o Nível  I  a premiação será:
Classificação
Prêmio p/ o aluno
Prêmio p/ a professora
Prêmio p/ a diretora

1.º lugar
Um computador

certificado

certificado
2.º e 3.º lugares
Um
tablet

certificado

certificado
4.º ao 10.º
lugares

certificado

certificado

certificado
 b)     Para o Nível II a premiação será:
Classificação
Prêmio p/ o aluno
Prêmio p/ a professora
Prêmio p/ a diretora

1.º lugar
Um computador

certificado

certificado
2.º e 3.º lugares
Um
tablet

certificado

certificado
4.º ao 10.º
lugares

certificado

certificado

certificado



INAUGURAÇÃO DA CASA ESTRELA

(06/06) O educultura, representou a Secretaria de Educação na reinauguração da CASA ESTRELA, um espaço Cultural dentro da PUC. Originalmente a casa foi construída na década de 1930, no Alto da Glória, residência inspirada no esperanto e na teosofia e agora foi transferia para a PUC e será aberta à visitação.


 ALIMENTANDO COM MUSICA:
(04/06) Cinco mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de Curitiba estão participando de concertos didáticos promovidos em parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba e Secretaria Municipal da Educação para ensinar às crianças como funciona uma orquestra e como pode ser divertido o contato com a música erudita. É o programa Alimentando com Música, criado pela Camerata Antiqua de Curitiba.
 Além do concerto, os estudantes recebem uma cartilha que apresenta, com ilustrações da Difusão Cultural (SME), o funcionamento de cada instrumento e as características dos diferentes tipos de vozes que compõe um coro. Além de informações sobre o programa, Camerata Antiqua e a Capela Santa Maria, a cartilha conta com espaço para atividades de recorte e colagem, incentivando a interatividade das crianças.





COMO UTILIZAR OS QUADRINHOS SALA DE AULA   
(29/05) Oferecemos uma oficina, na Gibiteca de Curitiba, que teve como objetivo desmistificar a linguagem dos quadrinhos e capacitar os educandos a empregar os recursos narrativos das HQs com apoio em sala. O docente José Aguiar é arte educador e quadrinista premiado com obras publicadas no Brasil e exterior, co-criador da Gibicon  e da Cena HQ, que realiza leituras dramáticas de HQs no Teatro da Caixa. 



COLEÇÃO PREPARAÇÃO



(25/05) O Projeto EDUCULTURA em parceria com o setor de artes do departamento de educação infantil, oferece no portal: http://www.cidadedoconhecimento.org.br , uma série de palestras e capacitações à partir da  ‘Coleção Preparação’, do artista plástico e educador Luciano Buchmann , que lançou recentemente mais 2 novos volumes, dedicados às pintoras Helena Wong e Leonor Botteri, além do volume Entendendo Museus’.

A ‘Coleção Preparação’ é  uma série desenvolvida por Luciano para apresentar a crianças em idade escolar a obra de importantes artistas do Paraná. A série já conta com quatro títulos (Alfredo Andersen, Guido Viaro, João Turin e Miguel Bakun) as escolas da RME possuem os primeiros volumes e as profissionais da rede que participarem das capacitações receberão os 3 novos livros.

O primeiro evento proposto por Luciano, aconteceu dia 25/05, no Teatro Antônio Carlos Kraide no MUMA complexo do Centro Cultural do Portão. Lá aconteceu  a Palestra: "Subsídios para a mediação em artes visuais; a Coleção Preparação" por  Maria Helena Wagner Rossi, seguido da mesa redonda: “Em quê a Coleção Preparação apoia meu trabalho?” 





CURSOS DE QUADRINHOS PARA CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES:
(15/05) Neste primeiro semestre, um grupo de 22 estudantes com altas habilidades, de diferentes escolas da rede, está participando de oficinas de Histórias em Quadrinhos, ministrados pelo Fulvio Pacheco da  Difusão Cultural da Secretaria Municipal da Educação. Alguns CMAES também receberam oficinas de Quadrinhos do profº Fulvio.
Confira a matéria completa no: cidade do conhecimento


Curso no Departamento de Tecnologia e Difusão Educacional (SME) e Oficina no CMAE MARIA CÂNDIDA


 
OFICINA DE GRAVURA NA SEMANA DE MUSEUS

(15/05) Através do EDUCULTURA um grupo de agentes de leitura da rede de educação, na Oficina de Gravura processos alternativos sob orientação do profº Nelson Edi Hohmann no Solar do Barão, parte da programação da 11ª Semana Nacional de Museus na Fundação Cultural.




REUNIÃO COM OS REPRESENTANTES DO COMUNIDADE ESCOLA DO NRE BV

(01/05) Durante a reunião do Comunidade Escola em 29/04, as 18 horas, no núcleo regional de Educação  Boa Vista, o  EDUCULTURA distribuiu 39 ingressos para o evento SOLARIS ORQUESTRA ELETRÔNICA para os dias 01, 02 e 03/05 . Os contemplados foram professores responsáveis pelo Comunidade nas diversas escolas do núcleo. 
 



INAUGURAÇÃO DA GIBITECA ALCEU CHICHORRO 

(22/04) "Curitiba ganhou uma gibiteca, que passou a integrar a rede de bibliotecas escolares de Curitiba, já formada por 191 unidades. A Gibiteca Alceu Chichorro que homenageia o importante quadrinista curitibano da década de 20, foi inaugurada  pelo prefeito Gustavo Fruet. Mais do que reunir acervo de quadrinhos, os espaços servirão para atividades de contraturno escolar, com a oferta gratuita de cursos e oficinas de ilustração, produção de textos e quadrinhos.
A Gibiteca Alceu Chichorro foi montada na antiga Unidade de Educação Integral (UEI) da Escola Municipal Dario Vellozo, no CIC. O acervo reúne aproximadamente 2 mil gibis, com títulos voltados a diferentes idades e versões para adultos. Parte do acervo da Gibiteca Alceu Chichorro é resultado de uma parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, por meio do EduCultura, um dos novos projetos da administração municipal voltado à ampliação do repertório cultural de profissionais do ensino e estudantes. Porém, boa parte foi doada pela população. A Secretaria Municipal da Educação promoveu uma campanha de arrecadação entre os servidores da área.
Toda a comunidade terá acesso à Gibiteca Alceu Chichorro, que funcionará como as demais bibliotecas escolares. 
  O Quadrinista honemageado:
Alceu Chichorro foi escolhido como patrono da primeira gibiteca da rede de educação por ter sido um importante quadrinista curitibano dos anos 20, pouco reconhecido pela população. “Faremos jus ao talento de Chichorro, divulgando sua arte entre os estudantes da rede municipal de ensino”, diz o gerente de projetos e difusão cultural Fulvio Pacheco. Familiares de Chichorro participaram da inauguração do espaço. Também esteve presente o administrador regional da CIC, Everton Vargas."Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br -  Cristiane Guancino



Prefeito Gustavo Fruet , Secretária de Educação Roberlayne Roballo e demais autoridades na inauguração da Gibiteca.

Maristela Garcia (coordenadora da Gibiteca de Curitiba), Fulvio Pacheco (Gerente de Difusão Cultural), Gustavo Fruet (prefeito), Marinês (diretora da escola Dario Vellozo), Roberlayne Roballo (secretária de educação) e Letícia Meira (diretora do ETD/ SME).






 II SEMANA INTERNACIONAL DE ARTE EDUCAÇÃO DA UNESCO
Compartilhamos o EDUCULTURA e outros projetos de arte da RME na II Semana Internacional de Arte-Educação promovida pela Unesco (Órgão das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) e a WAAE (Aliança Mundial pelas Artes Educação). A semana que aconteceu na terceira semana do mês de maio está instituída nas agendas locais e internacionais para celebrar e atrair os olhares do mundo para o poder transformador, criativo e libertador das artes no processo educativo e na formação humana de indivíduos e comunidades.




DISTRIBUIÇÃO DE INGRESSOS PARA AS PEÇAS: "JOÃO E MARIA" E "DONA MACBETH"
 
O Educultura distribuiu 66 ingressos para a peça “João e Maria” que acontecerá  no Guairinha e 400 ingressos para a Peça "Dona Macbeth” que acontecerá no teatro da UFPR (Santos Andrade). Os contemplados foram os funcionários do CMEI Dr Eraldo Küster, e do CEI Jornalista Claudio Abramo e professores que faziam curso no centro de capacitação ontem e hoje (16 e 17/04).





Posse do Guido Viaro na Academia Paranaense de Letras.

O escritor Guido Viaro neto e  homônimo  do pintor Guido Viaro tomou posse na ultima quinta-feira na Academia Paranaense de Letras em evento organizado em parceria entre a SME e a Academia de Letras. Autor de vários livros, Guido é um incentivador da leitura, suas obras são constantemente distribuídas para as bibliotecas das escolas municipais.

O novo acadêmico, que ocupará a cadeira 14 da Associação Paranaense de Letras, e também esta sendo cotado para a Cadeira de Machado de Assis, na Academia Brasileira de Letras. 





 
Distribuição de Ingressos para a peça: PANSORI BRETCH 
(29/03) Em uma ação relâmpago, distribuímos 100 ingressos para a peça coreana Pansori Brecht UKCHUK-GA da mostra oficial do Festival de Teatro de Curitiba no Teatro Positivo.

Sorteamos as seguintes unidades para esta distribuição entre os funcionários: Escola Prefeito Omar Sabbag, CMEI Senador Affonso Alves de Camargo Netto e o CEI Prof. Ulisses Falcão Vieira. 

 

Grafitagem decora bolo de aniversário de Curitiba

Fonte: Por Cristiane Guancino
(http://www.cidadedoconhecimento.org.br/)



(27/03) O bolo de aniversário de Curitiba que será servido na tarde desta quarta-feira (27) para a população, na Praça Santos Andrade, no Centro, terá uma decoração especial. Em homenagem aos 320 anos da cidade e ao Dia do Grafiteiro, comemorado nesta data, parte do bolo foi grafitado, destacando pontos turísticos de Curitiba com desenhos em forma de cartoon.

A produção usando muito glacê e anilina colorida foi feita por integrantes do projeto EduCultura, da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba. O autor do desenho, Fúlvio Pacheco disse que grafitar o bolo foi uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância de distinguir a arte do grafite com o vandalismo causado por pichadores.

“A intenção ao unir cores e sabores foi conscientizar as pessoas sobre como valorizar os espaços públicos de Curitiba, em especial os pontos turísticos, apreciando-os sem deprecia-los”, disse Fúlvio.

A ação de grafitagem do bolo foi resultado da parceria entre Prefeitura de Curitiba, Sindicato de Panificação do Paraná (Sipcep) e Moinho Anaconda. “Oferecer o bolo de aniversário da cidade é uma tradição do sindicato e do Moinho Anaconda, mas neste ano aproveitamos a ação para mostrar as pessoas que existe diferença entre arte e pichação”, disse o presidente do Sipcep, Vilson Borgmann.

O bolo foi cortado pelo prefeito, Gustavo Fruet e seis mil fatias serão distribuídas para as pessoas que participarem da festa que terá também apresentações musicais. Entre elas o Coral Canta Criança, formado por 320 vozes, de estudantes de setes escolas municipais de Curitiba.













http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/curitiba/v/hoje-tem-bolo-de-graca-para-comemorar-o-aniversario-de-curitiba/2483154/





EDUCULTURA NO CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ 
(26/04) O responsável pelo projeto Educultura, Fulvio Pacheco representou a secretaria de educação, em um evento no Centro de Letras do Paraná, explanando sobre os benefícios do projeto para os funcionários da Rede Municipal de Ensino. Participaram do evento, além dos membros da academia Paranaense de Letras presidido atualmente pelo Desembargador Luis Renato Pedroso, outras secretarias municipais e diversas autoridades.



PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO FAROL GIBRAN KALIL GIBRAN
FONTE: Cristiane Guancino (http://www.cidadedoconhecimento.org.br/)



(25/03) Iniciou a programação especial da 4.° Festival Sul-Americano e da 3.ª Semana da Cultura Árabe, que acontecem simultaneamente no Farol do Saber Gibran Khalil Gibran, no prédio do Memorial Árabe, quase em frente ao Passeio Público. Uma série de exposições, cursos e palestras acontecerão gratuitamente, até 28 de março. Quem prestigiar a abertura poderá acompanhar uma palestra sobre caligrafia árabe e apreciar a exposição sobre o mesmo tema.
A promoção dos eventos é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e o Centro de Pesquisas América do Sul-Países Árabes (Bibliaspa). A programação festiva em torno das conquistas dos povos do oriente faz parte das ações de reestruturação pela qual o Farol Gibran Kalil Gibran está passando.

Acompanhe a programação:

PROGRAMAÇÃO:

De 25 a 28 de março de 2013

"Gibran Khalil Gibran em destaque"
Exposição de fotos "Brasil e Qatar: Um Mundo, Muitas Histórias"
Apresentação dos trabalhos dos alunos PLCA – “Países Árabes”
Exposição: “A arte da caligrafia Árabe”


25 de março de 2013:
19 horas – Abertura da Exposição: “A arte da Caligrafia Árabe”
19h30 à 20h10 - Palestra: “Caligrafia Árabe”

26 de março de 2013:
Exposição de Indumentárias e objetos Árabes
19h30 – Palestra com alunos do PLCA – “Sustentabilidade e Meio Ambiente”.
20h às 20h30– Dança folclórica árabe – “Grupo Masbaha”

27 de março de 2013:
15h às 17 horas– Oficina de Caligrafia Árabe
19h30 às 20h30 – Roda de leitura “Textos de Gibran Khalil Gibran”

28 de março de 2013:
15 horas às 16h30 – Roda de Leitura “A terra nos é estreita e outros poemas” de Mahmud Darwich – poeta palestino.
19h30 às 20h10 – Palestra “Compreenda o Islam e os Muçulmanos”









PRODUÇÃO DE GRAFITE E VÍDEOS PARA PROFESSORES E ESTUDANTES:

(19/03) O muro da escola que antes era branco e sem vida ganhou cores, formas e desenhos artísticos produzidos pelos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A experiência ocorreu na tarde desta terça-feira (19) na Unidade de Educação Integral Prof. Dario Persiano de Castro Vellozo, localizada no CIC.
Segundo a professora de artes, Francielly Menim, da Escola Municipal Prof.ª Maria Augusta Jouve, o exercício teve por objetivo debater e resgatar a arte urbana com os estudantes contextualizando as manifestações artísticas em espaços não convencionais. “Trabalhamos o assunto de uma forma prática, somos professores e estudantes, aprendendo sobre o tema. As crianças puderam diferenciar que a pichação é vandalismo, mas que o grafite é uma arte de rua que precisa ser valorizada”, disse a professora.
Para o estudante Tiago Ribeiro Salomão, de 9 anos, a experiência foi emocionante. “Sempre amei desenhar. Desenho na escola e em casa também. Adorei participar desta atividade e pintei o céu com um tom de azul bem claro para deixar o muro mais bonito, foram momentos bem legais, de criação e aprendizagem sobre a arte”, disse Tiago.
O professor Fúlvio Pacheco, responsável pela ação, ressaltou que esta foi a primeira atividade dos profissionais da rede inscritos no curso “Produção de grafite e vídeos para unidades de educação”. “O projeto aperfeiçoará essas linguagens artísticas, seus fundamentos e possibilidades práticas ampliando o repertório dos professores e alunos no ambiente escolar”, disse Fúlvio.
As atividades que integram o projeto visam à formação de professores, a fim de contribuir com a melhoria da qualidade da prática pedagógica, através da democratização e descentralização das ações culturais e artísticas. Para isso, serão realizados estudos e práticas com grafite, cinema, vídeo e artes visuais contemporâneas.
Durante o projeto o profissional também terá a oportunidade de saber mais sobre a arte produzida no Brasil e no exterior, técnicas e estilos adotados em diferentes tempos e espaços favorecendo o enriquecimento de seu trabalho.
Fonte: http://www.cidadedoconhecimento.org.br/ SME (CLAUDIA MUNIZ)

   LANÇAMENTO DO PROJETO EDUCULTURA

(15/04)  Lançamos o projeto "EDUCULTURA" juntamente com a estréia da peça Chucrute & Abacaxi com Vinavuste no Teatro Paiol. O projeto promoverá a formação cultural dos profissionais da RME pelo acesso às linguagens artísticas presentes nos espaços da Fundação Cultural de Curitiba – FCC e outros órgãos e empresas afins. Além de promover a ampliação cultural aos profissionais, procuramos com o programa incentivar o acesso a espaços culturais  ampliando as possibilidades de fruição das linguagens artísticas desta forma procurando resignificar as práticas em sala de aula.






SELO COMEMORATIVO DOS 320 ANOS PELA SME

Este é o selo comemorativo dos 320 anos de Curitiba criada pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba (autor: Fulvio Pacheco).

Selo Comemorativo do ETD (Departamento de Tecnologia e Difusão Educacional).





No: http://www.curitiba320.com.br/ vocês podem ver essas  e várias outras, e também criar um selo comemorativo para os 320 anos da nossa cidade.

INGRESSOS DE TEATRO NA SEMANA DE GESTORES SME

(11/03) Nos encontros de gestores de unidades escolares municipais com o prefeito Gustavo Fruet, que aconteceram de 05 a 11/03, como ação do projeto EDUCULTURA, foram distribuidos ingressos para o Festival de Teatro de Curitiba cedidos pela Fundação Cultural de Curitiba. Essa foi a primeira ação do projeto "EDUCULTURA" que trará aos Profissionais da Educação Municipal, ingressos para espetáculos diversos, cursos, publicações e diversos outros benefícios que ampliarão culturalmente nossos colaboradores e consequentemente nossos alunos.
 


A distribuição dos convites aos demais diretores de todas as unidades de ensino da RME.

A secretária da educação Roberlayne Roballo anunciando a inauguração da Gibiteca Alceu Chichorro, que estamos idealizando e será a primeira Gibiteca da Rede Municipal de Edcucação. 
 

Fotos dos cinco encontros:
   
  
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário